Equipe
Nossa Equipe
Leonardo Barreto
Direção Geral
Luiziana Schaefer
Direção de Ensino
Ana Carolina Weissbach
Coordenação Geral
Professores
Adriana Miele
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Perita Criminal Oficial no Departamento Médico-Legal do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS). Compõe a equipe multidisciplinar do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) em Porto Alegre-RS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, abuso sexual, psicologia forense e perícia psicológica.
Angelita Rios
Médica Psiquiatra (FURG). Mestre em Psicologia/Cognição Humana (PUCRS). Doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS). Possui Residências Médicas em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica. Especialização em Psiquiatria (CEJBF/UFSCPA). Perita Médica-Legista no Departamento Médico-Legal de Porto Alegre (IGP-RS), onde integra as equipes de Sexologia Forense e Perícias Psíquicas. Compõe a equipe multidisciplinar do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) - Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV)/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina legal, violência sexual e doméstica e abuso sexual.
Beatriz Gross Curia
Psicóloga graduada pela PUCRS. Mestranda no PPG em Psicologia da PUCRS, onde é bolsista CNPq de Mestrado em Psicologia Clínica no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) da PUCRS. Possui experiência na temática da violência contra as mulheres.
Carlos Peixoto
Graduado em Psicologia (Universidade do Porto, Portugal). Perito, Psicólogo Forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portugal, Delegação do Norte. Doutor em Psicologia (Universidade do Porto). O Dr. Carlos tem desenvolvido estudos sobre o Protocolo de Entrevista Forense NICHD e a avaliação da credibilidade de alegações de suspeitas de abuso sexual contra crianças. É o pesquisador responsável pela adaptação do Protocolo do NICHD em Portugal e colaborador na adaptação do protocolo no Brasil.
Graziela Leal
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Intervenção Social com Famílias (PUCRS). Atualmente é especializanda em Direito da Criança e do Adolescente com Ênfase em Socioeducação e em Justiça Restaurativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. É Assistente Social Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no presente momento, com atuação na Coordenadoria da Infância e Juventude e na Autoridade Central Estadual. É entrevistadora forense de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência na modalidade de audiências de Depoimento Especial, capacitada pelo TJRS em protocolos de entrevista forense.
Júlia Carvalho Zamora
Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduada em Psicologia pela mesma instituição. É colaboradora no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) . Tem aperfeiçoamento em Terapias Cognitivas pela Wainer - Psicologia Cognitiva. Realiza especialização em Terapias Comportamentais Contextuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Também atua como psicóloga clínica em consultório. Tem experiência na temática de violência contra mulheres, realizando pesquisas com essa ênfase e atuando no atendimento dessa população.
Lisieux de Borba Telles
Médica Psiquiatra (PUCRS). Doutora em Medicina e Mestre em Psiquiatria Forense (Universidad Nacional de La Plata). Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Docente de la Maestría en Psiquiatría Forense de la UNLP. Coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria. Diretora Científica, de Ensino e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. Membro da Câmara Técnica de Perícias Médicas do CREMERS. Fundadora e Presidente da Red Iberolatinoamericana de Investigación y Docencia en Salud Mental Aplicada a lo Forense. Member-at-Large of Section of Forensic Psychiatry, World Psychiatric Association. Editora Associada da Revista de la Facultad de Medicina - Colômbia. Ex-Diretora do Exercício Profissional da Sociedade de Psiquiatria do RS
Luiziana Schaefer
Graduada em Psicologia (PUCRS). Possui Pós-doutorado em Medicina Legal e Ciências Forenses (CAPES/Universidade do Porto). Doutora em Psicologia (PUCRS) com período de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses - Delegação do Norte, Portugal. Mestre em Psicologia/Cognição Humana (CNPq/PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica (CFP). Docente em Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação no Brasil e em Portugal. Pesquisadora Pós-doc no PPG em Psicologia da PUCRS. Membro efetivo do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG). Atua como Perita Criminal Oficial no Departamento Médico-Legal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (SSP-RS) desde 2010.
Marleci Hoffmeister
Graduada em Serviço Social pela Unisinos. Mestre em Serviço Social pela PUCRS e possui Especialização em Violência Doméstica contra criança e adolescente pela USP. Atualmente, é Assistente Social Judiciário do Tribunal de Justiça do RS, atuando como Assessora Técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude. Autora dos livros: 1) Entre quatro paredes: a intervenção profissional do Assistente Social na tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes em situação de abuso sexual; 2) Serviço Social no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: sistematizações sobre o cotidiano profissional; 3) Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: quando a multidisciplinaridade aproxima os olhares.
Mirani Dutra
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Assistente Social Judiciário lotada na Comarca de NH (2015), com atuação nas Varas de Família, Criminal e da Infância e Juventude. É entrevistadora forense de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, capacitada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como tutora e instrutora no Centro de Formação do Tribunal de Justiça (CJUD-RS) nos Cursos de Capacitação em Depoimento Especial para Magistrados e equipes técnicas multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, além de realizar a capacitação nesta temática de promotores de justiça, policiais civis e peritos externos ao Tribunal de Justiça do Estado.
Roberta Salvador
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em Cognição Humana pela PUCRS, e com doutorado sanduíche na Brown University (USA). Tem especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e é professora do curso de Psicologia da FACCAT. Começou a participar de pesquisas na área de Psicologia Criminal ainda na graduação, participando de entrevistas para avaliação de psicopatia no contexto prisional, e vem se dedicando a essa área desde então. Possui ampla experiência em avaliação psicológica e tratamento de casos com comportamentos antissociais e traços psicopáticos.